segunda-feira, 15 de junho de 2009

IESC dá a largada na luta contra o Assédio Moral

16/04/2008

O volume de casos de Assédio Moral contra os trabalhadores da área de saúde, detectado em estudo realizado em 2001, no Rio de Janeiro, despertou o interesse das coordenadoras e pesquisadoras do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/ UFRJ), Marisa Palácios e Luciene Lacerda. Foi, então, que surgiu a idéia e a necessidade de se investigar mais sobre o assunto.

Em 2007, foi dado o pontapé inicial. A pesquisa “Violência e Assédio Moral no Trabalho”, cujo objetivo é conhecer a magnitude e as características desse tipo de violência, saiu do papel. Inicialmente, nosso projeto focou nos trabalhadores de saúde da UFRJ. Para isso, contamos com a parceria da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ) e da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), além do apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e da Prof. Dra. Terezinha Souza, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Para a realização deste projeto, criamos uma equipe de auxiliares de pesquisa, formada pelos próprios alunos da UFRJ. Suas atividades vão além dos questionários. Antes de começar, foi preciso aprofundar o conhecimento sobre o Assédio Moral, através da leitura de livros, artigos, discussões em grupo e muita pesquisa.

Durante o primeiro ano, a equipe visitou várias unidades de saúde da Universidade, além da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST), Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ). A primeira parte da pesquisa, que visa conhecer o que pensam as direções das unidades, a administração de pessoal e o sindicato a respeito do Assédio Moral, e a forma como ele tem sido tratado nestes locais, está em fase de conclusão.

Foi um ano de árduo trabalho. Durante o percurso, encontramos algumas dificuldades, mas todos, na medida do possível, tentaram colaborar conosco no preenchimento dos questionários, nas entrevistas e em todos os aspectos da pesquisa. E não paramos por aí: além da pesquisa, participamos de congressos, simpósios e jornadas científicas, inclusive, com apresentação de trabalhos.

Em 2008, nossa principal meta é concluir com êxito o subprojeto UFRJ. Retornaremos a algumas unidades e entraremos em outras. A expectativa é finalizar as entrevistas com os informantes-chave e a aplicação dos questionários em todas as unidades de saúde, entrevistar vítimas de assédio moral (caso surjam) e, por fim, analisar os dados coletados e apresentá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário